Press ESC to close

ROTINA SOBRECARREGADA FAZ MULHERES OPTAREM POR TRABALHO LIBERAL

ROTINA SOBRECARREGADA FAZ MULHERES OPTAREM POR TRABALHO LIBERAL

Não é de hoje que as funções acumuladas por mulheres são colocadas em debate, porém, ainda não houve uma receita para que elas consigam um respiro e descanso. Contudo, muitas tem optado pelo trabalho autônomo, principalmente depois da pandemia, que trouxe ao mercado de trabalho muitas oportunidades.

Um levantamento feito pela Central Mailing List apontou que  40,63%  das empresas abertas em 2023 foram constituídas com mulheres no quadro societário, delas 75,37% tem natureza jurídica como empresário individual e 24,63% demais naturezas. Dados como esses, demonstram que há um movimento a favor dessa nova configuração do mercado de trabalho feminino.

Eduardo Rezende, diretor da Ecustomer – assessoria que acelera projetos em agências de comunicação e departamentos de marketing, com equipes para atender demandas extras, afirma que o mercado de freelancer foi dominado durante muitos anos por homens e que nos dois últimos anos, surgiram diversas profissionais de altíssima qualidade para trabalhos terceirizados. “Ultimamente tenho optado pela contratação temporária de mulheres por inúmeras razões, entre elas o comprometimento com a qualidade e a entrega” – explica.

As projeções do IBGE para 2024 é de que as mulheres tenham mais destaque à frente de novos negócios, os números mostram 51,15% de mulheres contra 48,85% homens. Marcos Alex, fundador da Central Mailling List, tem acompanhado de perto essa crescente liderança feminina. “Acredito que as mulheres estão encontrando seu lugar, dentro da sua realidade e acho isso importantíssimo, pois vemos muitas profissionais altamente qualificadas, sendo esquecidas pelo mercado de trabalho” – pontua.

Entendendo a necessidade de dar mais autonomia às mulheres por conta da rotina multitarefas, Eduardo, apresenta aos seus clientes planos de trabalho com prazos reais, que atendem as necessidades, sem que suas parceiras tenham que se desdobrar em horários absurdos para terem uma fonte de renda e principalmente para acumularem portfólio. Inclusive, a equipe operacional feminina da empresa conta com todos os benefícios CLT durante a licença maternidade, mesmo sendo pessoas jurídicas. Além disso, mantém em seu quadro de parceiros e fornecedores, profissionais e empresas lideradas por mulheres.